Se você está de viagem marcada para Juazeiro do Norte, não pode deixar de visitar o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e conhecer esse importante centro de tradições populares.
Hoje vamos fazer uma viagem ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza e saber como funciona a cooperativa de artesãos, que desempenha um papel fundamental na promoção das artes populares e cultura em Juazeiro do Norte-CE.
Centro de Cultura Popular Mestre Noza: uma viagem na cultura local
No coração da cidade de Juazeiro do Norte encontra-se um rico local em tradições e expressões culturais: o Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Fundado com o propósito de preservar e promover a rica herança cultural da região do Cariri, este centro é uma opção imperdível para os visitantes que desejam explorar a influência do Nordeste brasileiro.
O Centro de Cultura Popular Mestre Noza foi fundado em 1983 como uma iniciativa para preservar e difundir as tradições culturais da região de Juazeiro do Norte-CE. Seu nome é uma homenagem ao Mestre Noza, importante artesão da cidade que foi fundamental na promoção das manifestações culturais locais.
Com um acervo rico em peças artesanais, com mais de 100 artesãos cadastrados com trabalhos variados, desde madeira, barro e ferro, até fibras naturais e material reciclado, o local preserva a cultura e tradição da região do Cariri.
O papel cultural do Centro de Cultura Popular Mestre Noza
O Centro de Cultura Popular Mestre Noza desempenha um papel importante na preservação das tradições culturais da região através de uma série de atividades. O espaço abriga exposições permanentes e temporárias que apresentam a diversidade da renda da produção artesanal local, desde esculturas em barro, artes em madeira, até instrumentos musicais típicos do Nordeste.
Além disso, são realizadas apresentações de grupos folclóricos, oficinas de artesanato e palestras sobre a história e cultura da região.
Quem foi Mestre Noza?
Juazeiro do Norte é o maior centro de peregrinação religiosa do nordeste brasileiro. Diariamente centenas de fiéis caminham quilômetros para conhecer a estátua do Padre Cícero. E foi assim que Mestre Noza chegou ao coração do Cariri ainda no início do século XX, após percorrer mais de 600 km a pé vindo de Pernambuco, seu estado natal.
Em 1930, Mestre Noza já era reconhecido por sua arte, especialmente xilogravuras e esculturas. Em 1965 teve algumas de suas impressões expostas e comercializadas em Paris.
Mestre Noza treinou habilidades artísticas notáveis e uma sensibilidade crítica para a criação de peças únicas. Inspirado pelas tradições culturais e pela riqueza do artesanato regional, ele dedicou seu trabalho ao aprimoramento de suas técnicas e à valorização da cultura popular.
Em 1983, mesmo ano em que Mestre Noza faleceu aos 86 anos, foi inaugurado o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em homenagem àquele que inspirou tantos artistas da região.
A sede, que abriga hoje trabalhos de mais de 100 artistas e artesãos do Cariri, era um antigo prédio da Polícia Militar, que foi recuperado e reformado. São milhares de obras expostas em corredores e galerias e alguns dos artistas produzem suas obras no próprio local.
Onde se hospedar em Juazeiro do Norte-CE
E para sua hospedagem em Juazeiro do Norte, conte com o conforto do Imperial Palace Hotel, instalado entre Juazeiro do Norte e Barbalha e com uma estrutura completa para sua hospedagem.
O hotel oferece conforto em todas as acomodações, um atendimento de alta qualidade e serviço de lavanderia para uma experiência ainda mais especial.
O Imperial Palace Hotel proporciona uma hospedagem aconchegante e impecável em Juazeiro do Norte, sendo a opção ideal para você que visita a cidade.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre o Centro de Cultura Popular Mestre Noza? Vale a pena vir a Juazeiro do Norte-CE e mergulhar nessa viagem cultural.
Acesse o site para saber mais, nós estamos te esperando.